quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um pouco sobre: Grunge

Semana passada eu disse que iria fazer um post DYI sobre decoração com cordões luminosos. Bom, eu menti. Brincadeira, o post não teve lá muita audiência então não quis me estender sobre o tema. Se quiserem que eu faça o post é só pedir lá nos comentários,
Um pouco sobre Grunge. Para quem acompanha o blog a um tempo, já viu o meu post sobre a "Teoria das Cores" em que eu estou falando sobre uma busca pelo o que é estilo e moda, e chamei esse projeto de ""Back to the Basics". E hoje vou falar sobre um estilo musical. Mas como musica e moda são artes. Um influencia o outro, e vice-versa. Mas é um estilo MUSICAL.

Onde surgiu?
    Seattle, no final de 1980, mas teve seu ápice em 1990. É uma "combinação" de punk, heavy metal, porém é mais devagar. O que caracteriza o grunge é o desleixo quanto as roupas, maquiagem, decoração de palco, etc. Ao contrário das bandas dos anos 80, que usavam maquiagem super colorida (vide: David Bowie), roupas "teatrais" (vide: KISS), cabelos estranhos e super montado (vide: Mötley Crüe).
   A banda mais popular grunge foi o Nirvana. Mas não foi a única, muito menos a única famosa. Tem, por exemplo, Pearl Jam, Alice in Chains, Mudhoney... Nirvana possivelmente foi o mais famoso porcausa do suicídio do vocalista, Kurt Cobain. Mas isso não desmerece nada a banda que era muito boa.

Estilo: moda
   Em geral, os estilo é caracterizado pelo desinteresse pela moda. Um grunge nunca será fashion, e se for não foi porque que o grunge quis. A moda considera fashion mais pelo stament (conceito) que faz. É um estilo anti-moda.
   Se fosse para montar um guarda roupa básico para esse estilo, os itens básicos seriam: camisa xadrez, calça jeans (ou o que sobrou de uma -- leia-se: jeans rasgado), all star velho, e shampoo a seco. O shampoo a seco não existia na época, mas seria muito útil, para aqueles que não gostam de lavar o cabelo, brincadeira.
   Os grunges não usavam camisa xadrez e tudo acima porque consideravam legal, fashion ou bonito. Por exemplo: usar camisa xadrez é um costume da região, não foram eles que inventaram, mas foram eles que a tornaram "fashion". Calça jeans rasgada é rasgada por desgaste mesmo, ninguém comprava rasgada de loja. All Star velho porque era moda na época, mas além disso é super confortavel e bem mais barato que um tênis adidas.

  

2 comentários:

  1. Quiserem com z, tomem mais cuidado com as normas ortográficas.

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma pesquisa e a conjugação do verbo querer é com s. Agradeço a preocupação e qualquer outra sugestão ou crítica será bem vinda! Obrigada. Bel Ribeiro.

    ResponderExcluir

Fique a vontade ! :D