segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Boca versão verão 2012

Oi, esse é mais uma série de posts baseados em tendências, mas dessa vez resolvi fazer sobre beleza.

O post de hoje é a primeira de três partes e fala sobre boca. Postarei as demais partes semanalmente, apesar de querer fazer tudo de uma só vez. Achei que ficaria muito comprido, então separei em um assunto de cada vez.
No quesito batons, o vermelho reina absoluto nesse verão. Mas convenhamos que talvez não seja apropriado usar sombras coloridas com batom vermelho, principalmente agora, pois os tons são variações do vermelho claro e a mistura pode ter um resultado desastroso. Na dúvida entre aderir ou não, dispense e vá de nude ou gloss.

Resumindo: esse post é sobre BATOM VERMELHO.
Os tons dessa vez são vibrantes, indo do vermelho vivo ao laranja de cobertura cremosa. Portanto, dê uma folga nos tons de rosa, vinho, os escuros, cores alternativas e coberturas opacas (que são a cara do inverno, não do verão)
Dada a tendência, temos que adaptá-las à nós mesmas.

Mas antes de tudo: Quais são os complementos ideais que não deixam o batom vermelho vulgar?


  • Pele fresca, perfeita e iluminada: Não queremos que o make fique pesado, mas também não podemos dispensar a boa cobertura de imperfeições, pois essas são realçadas quando uma cor forte é usada nos lábios. SOLUÇÃO: Bases e corretivos fluidos e leves (não oleosos) e iluminador para 'refrescar' o rosto. O iluminador pode ser passado nas têmporas e acima das maçãs do rosto.

  • Olhos e face discretos: Vale a regra do menos é mais, do balanceamento. Boca tudo, olhos e bochechas nada. SOLUÇÃO: Na companhia de batons coloridos opte por sombras nude ou simplesmente dispense-as. Ainda vale apostar em rímel, mas nada de exageiros. O blush não deve ser acentuado, dando preferência para tons de pêssego com pouco brilho.



Adaptações do batom vermelho: As vezes podemos nos sentir inseguras quanto ao formato dos lábios, cor de pele ou sua grossura. Essas 'encanações' podem ser resolvidas com alguns truques bem simples. Se você acha que o que te atrapalha é:
  • Não achar o tom certo de vermelho para seu tom de pele: Cada tom de pele possui um tom de vermelho que a favorece mais:
          Negras: Bordô e Vinho. Vermelhos metalizados podem ser uma boa opção.
Pele negra.
Cores recomendadas.

          Morenas: Desde o Framboesa até o Vermelho-tomate.
Pele morena.
Cores recomendadas.

          Claras: Vermelho-cereja e Fúcsia.
Pele clara.
Cores recomendadas.

          Oliva: Tons vibrantes, como Vermelho-tomate (Vale também para orientais)
Pele oliva.
Cores recomendadas.

  • Lábios finos: Experimente aplicar o batom preenchendo os lábios e contornando-os levemente maiores do que realmente são (como se existisse uma 'margem' para fora dos lábios de aproximadamente 1 ou 2 milímetros). Para completar, aplique gloss somente no meio da boca. Isso iluminará e dará a impressão de que são maiores.

  • Lábios muito grossos: O ideal seria não aplicar batom vermelho. Mas é possível aplicar utilizando-se de uma técnica parecida com a de lábios finos, porém contornando-os pelo lado de dentro da linha natural dos lábios, sem deixar margens. Não aplique gloss, prefira coberturas menos cintilantes/brilhantes e dê preferência a tons mais sóbrios, que se destaquem menos.

  • O batom fica muito forte em mim: Aplique o batom passando-o primeiramente nos dedos e dando leves batidinhas nos lábios, regulando gradativamente a cor/intensidade do batom. Esse truque vale também para quem tem lábio muito grossos.

  • O batom escorre ou não tem boa fixação: Para aumentar a fixação do batom passe uma camada de base e aplique o batom. Retire o excesso, aplique uma camada de pó e outra de batom para finalizar. Você também pode optar por primers específicos, assim como lápis de contorno (existem versões transparentes), que evitam que o batom escorra.
Lápis Barreira Invisível da Contém 1g, que evita com que o batom escorra.

Dicas:
  1. Para evitar o ressecamento dos lábios, uma vez que não gosto de passar hidratantes labiais rebuscados  durante o dia, passo antes de dormir uma camada generosa do hidratante labial NIVEA (o da tampa azulzinha) que além de melecadinho e garantir alta hidratação também é barato. Retiro o excesso pela manhã.
  2. Esfolio uma vez por semana os lábios com um esfoliante suave (não utilize qualquer um ou você pode machucar seus lábios)
  3. Para evitar marcas de batom nos dentes, aplique normalmente o batom sem abrir demais os lábios de depois sobreponha os lábios, alternando-os (como se fosse um leve 'beiço de criança triste'). Assim a parte pintada não tocará seus dentes.
Espero que tenham gostado e me desculpem a extensão do post.
Beijos, Bel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade ! :D