Esse post não se trata da reciclagem de lixo e sim de outro assunto, o qual muitas vezes não nos lembramos ao ouvir a palavra acima. A reciclagem do guarda roupa, quando feita de maneira inteligente, pode poupar as horas gastas na frente do espelho combinando peças desencontradas, evitar o gasto desnecessário em coisas que não precisamos e até garantir que nenhuma de suas próximas compras fique naquele cantinho esquecido do armário.
Para começar a reciclar seu guarda roupas, tenha em mente seu estilo pessoal. Se você vai comprar tal roupa ou se desfazer de qualquer outra só porque sua amiga falou que devia, pense duas vezes. Ela pode estar certa ou errada, analise os fatos. Em seguida:
1. Coloque todas as suas roupas e acessórios em um único cômodo, onde você possa ter uma visão geral de tudo que possui.
2. Seguindo os conselhos de ninguém mais do que Tim Gunn, separe suas roupas em três pilhas: A de jogar fora, a de doar e a de manter.
· Jogar Fora: Deve conter peças velhas, rasgadas (lembrando que aquele jeans que vem previamente rasgado não se enquadra nessa pilha), remendadas,... Enfim, tudo o que estiver muito usado e que não sirva para mais ninguém.
· Doar: Deve conter peças que você cansou de usar, que não fazem mais seu estilo, que não te servem ou que você não usa faz muito tempo (não inclui vestidos de festa, casacos e peças do tipo que usamos eventualmente, mas sim aquela camiseta que você ganhou e percebeu que não usa porque não gosta.), todas em bom estado. Essas você pode doar, vender, trocar...
· Manter: Deve conter peças que você adora e que caiam bem no seu tipo de corpo. Roupas de alta qualidade e bom corte que muitas vezes ficam um pouco desajustadas podem ser facilmente adequadas ao seu corpo. Tudo o que você precisa fazer é levar em uma boa costureira. Às vezes fazer uma barra ou ajustar a cintura muda completamente uma roupa e seu caimento.
3. Feita a limpa, reorganize seu guarda roupas para ter noção do que possui. Assim, será mais fácil de comprar peças que realmente combinem e evitar a repetição de modelos.
4. Lembre-se também de suas roupas íntimas, pois elas modelam e sustentam o corpo, ou seja, compõe a base para suas roupas. (Vale citar aqui, por um bem maior, que alças de silicone com blusa ou vestido tomara-que-caia não ficam transparentes. Portanto, pondere e escolha a peça certa para cada modelo.).
5. O próximo passo é compor um guarda roupa completo. A lista de básicos, segundo experts, é composta por 10 itens (O “pretinho básico”, trench coat, calça de alfaiataria, saia, blazer, camisa branca, vestido para o dia, suéter de cashmere, um jeans que vista perfeitamente e uma blusa básica), porém, pelo fato da lista ser direcionada a mulheres mais maduras, no guarda roupa de uma adolescente muitos dos itens tornam-se dispensáveis e há a ausência de outros itens importantes e adequados à idade. (A lista direcionada à faixa etária adolescente deverá ser publicada em breve, em outro post.).
6. Durante suas compras lembre-se, se possível, de optar pela escolha de itens de qualidade para os básicos, deixando as peças da moda, as quais você não irá usar por muito tempo ou muitas vezes, mais ligeiras e com preços mais acessíveis.
Podemos dividir as roupas em duas categorias: as básicas (que formarão a base dos looks) e as complementares (que irão compor e complementar os básicos, garantindo a variedade de composições). Essa atenção na qualidade e corte dos básicos é o que eu chamo de investimento, pois essas peças irão durar bastante e serão usadas diversas vezes.
Assim, em 6 passos, a organização e eficiência de seu closet aumentará e será mais fácil descobrir o que está faltando para que ele seja completo. Então recicle e boas compras!
Por Bel Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade ! :D